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Empresas e negócios

Como montar uma loja de produtos naturais on-line com pouco investimento

publicado em 26/09/2022 13:45

Sabia que é possível investir em uma loja de produtos naturais on-line gastando bem pouco?

Com um bom planejamento e estratégia, dá para expandir a loja física para o on-line ou começar o seu negócio direto no meio digital.  

A primeira coisa que você precisa entender é que para esse tipo de negócio, é fundamental integrar os canais de vendas, conceito conhecido como omnichannel, em que o cliente não vê diferença entre a loja física e a loja on-line. 

Resumindo: para o consumidor existe uma única empresa que se comunica e interage da mesma forma, independentemente do canal de vendas. 

Com a integração desses canais, o consumidor consegue ter as suas necessidades atendidas quando e onde ele desejar, criando uma percepção positiva no relacionamento com a sua marca. Esse é apenas um passo do que você precisa colocar em prática para montar uma loja de produtos naturais on-line e fazer ela prosperar.


Por que criar uma loja de produtos naturais on-line?

Se você está em dúvida em abrir ou não uma loja on-line de produtos naturais, vamos te ajudar a entender esse mercado apresentando dados relevantes.

O primeiro deles, e talvez o mais importante, é que os brasileiros estão cada vez mais preocupados em manter hábitos saudáveis de vida. Uma pesquisa relizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), revelou que 80% das pessoas se esforçam para ter uma alimentação mais equilibrada e que estão dispostas a gastar mais se o alimento tiver maior valor nutricional. 

Nos últimos cinco anos, o segmento de alimentos saudáveis cresceu, em média, 12% ao ano e, atualmente, o Brasil ocupa a 4ª colocação no consumo de alimentos saudáveis entre todos os países do mundo. 

Como já deu para perceber, são números impressionantes que mostram o quanto esse setor é promissor e pode ser explorado! Estamos falando de gerar novas oportunidades de negócios e investimentos para um público cada vez mais fiel aos hábitos saudáveis de consumo.

Se não sabe por onde começar, o Sebrae possui um material bem detalhado de como montar uma loja de produtos naturais, com dicas valiosas para iniciar o seu negócio. 

Além disso, é preciso definir com quais tipos de produtos você vai trabalhar. As oportunidades são muitas. Veja algumas delas:

  • Produtos sem glúten
  • Produtos fitness
  • Produtos veganos
  • Produtos diferenciados

Para decidir qual nicho explorar é preciso pensar, por exemplo, qual público você pretende atingir e quais são os principais produtos que a concorrência trabalha. Vai oferecer o mesmo tipo de produto ou vai trabalhar com uma linha diferenciada de itens? Avalie esses pontos antes de colocar a sua loja on-line no ar!

Um detalhe muito importante para as lojas virtuais: Veja o seu e-commerce como uma prateleira virtual. Crie categorias de produtos e mantenha o site sempre atualizado, com todas as informações dos produtos, incluindo a tabela nutricional e fotos reais das mercadorias.


Onde encontrar distribuidora de produtos naturais

Busque sempre fornecedores que possam prestar suporte para você e que sejam parceiros do seu negócio. Na hora de escolher um fornecedor análise fatores como:

  • Distância 
  • Referências
  • Custo do frete
  • Qualidade
  • Capacidade de fornecimento
  • Preço
  • Prazo
  • Forma de pagamento e de entrega


Na tiffins, por exemplo, na página de cada fornecedor, você encontra avaliações verdadeiras de clientes que compram pela plataforma e comentam sobre a qualidade dos produtos e o serviço prestado pelas empresas. 
 

Trabalhe a divulgação do seu negócio digital

Hoje em dia não dá para ficar fora das redes socias, você sabe, né? E isso vale para o seu negócio também!  

Crie perfis no Instagram e Facebook e faça postagens constantes para gerar movimento para a loja, com a divulgação de promoções e lançamentos. 

Você pode impulsionar o alcance da sua loja fazendo investimento em mídia para atingir o seu público ideal. A divulgação pode acontecer de diversas maneiras, com anúncios pagos nas redes sociais e nos buscadores da internet: Google AdWords, Facebook Ads e Instagram Ads. 

Acha que é complicado? Não se preocupe, você não precisa ser um especialista para começar a anunciar! 

São ferramentas simples que permitem que você crie e veicule campanhas para aumentar o número de visitas ao site e, consequentemente, o número de vendas on-line. 

E sabe o que é melhor? Você define o valor que quer investir em cada campanha para divulgar o seu negócio! É evidente que quanto maior o valor a ser investido, maior será o alcance da sua marca e o retorno que você terá.

 

Escolha uma boa plataforma para a sua loja virtual

Para que a sua loja virtual tenha um bom desempenho e consiga atender com eficiência os clientes, escolha uma boa plataforma de hospedagem. 

Hoje existem no mercado diversas plataformas para que você possa manter o site funcionando. Encontre uma empresa que possa atender às suas necessidades, oferecendo uma navegação ágil e funcional, visual bonito e informações precisas. 

No momento de fazer a contratação da empresa é importante avaliar pontos como:

  • Plataforma mobile friendly (adaptável a dispositivos móveis, como smartphones e tablets)
  • Disponibilização de boas imagens dos produtos
  • Cadastro fácil
  • Pagamento descomplicado e de formas variadas (cartão de crédito e débito, boleto bancário, PayPal, entre outros)
  • Segurança nas transações e no envio de dados

 

Como você irá lidar com informações sensíveis dos clientes (informações pessoais e dados bancários), pesquise por uma empresa que ofereça uma plataforma que garanta todas essas funcionalidades e suporte de atendimento 24 horas por dia.


Defina a forma de distribuição

Outro ponto importante que você deve definir ao montar uma loja on-line de produtos naturais é a forma como você fará a entrega para os seus clientes.

O envio será feito, via Correios ou por intermédio de uma transportadora? Avalie todos os custos envolvidos e prazos de entrega em cada uma dessas modalidades e opte pela melhor opção, considerando o custo x benefício. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe e acompanhe o nosso blog. Sempre temos assuntos relevantes para ajudar você a impulsionar o seu negócio.

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