Como montar uma loja de produtos naturais
Quer começar o seu negócio no ramo de produtos naturais e não sabe por onde começar?
Não se preocupe! Nesse artigo, vamos apresentar a você um passo a passo do que é preciso fazer para montar a sua loja e fazer ela prosperar.
Mas antes de conferir as dicas, é importante entender um pouco mais sobre o mercado de produtos naturais no Brasil.
O mercado de produtos naturais
De acordo com dados da Euromonitor, a venda de alimentos e bebidas saudáveis cresceu 33,6% em 2020. Um outro levantamento, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), mostra que 80% dos brasileiros têm optado por uma alimentação mais benéfica para a saúde e estão dispostos a gastar mais se o alimento tiver maior valor nutricional.
Esses índices demonstram que as pessoas estão repensando os seus hábitos alimentares diante da maior preocupação com a saúde, com as questões ambientais e com o bem-estar animal, buscando cada vez mais, alimentos de origem vegetal, como os produtos à base de plantas, os plant-based.
Essa mudança de comportamento do consumidor, coloca o Brasil como o quarto maior mercado do segmento de alimentação saudável.
Como já deu para perceber, estamos falando de um mercado rentável, com alto potencial de vendas. Confira abaixo, como montar uma loja de produtos naturais.
8 passos para montar uma loja
1. Faça o planejamento
Faça um bom e detalhado planejamento. É importante entender o mercado onde você vai entrar. Saiba quais são as melhores marcas e as tendências do segmento.
Também é importante saber o que a concorrência vende. Com isso, você encontrará diferenciais competitivos para destacar a sua loja.
Dica: monte um plano de negócio, uma espécie de “mapa” que elenca as principais informações sobre a empresa, como objetivos, metas, mercado, fornecedores, produto, orçamento, pontos fortes e fracos e o que é preciso fazer para o negócio crescer. O plano de negócios mostrará todos os caminhos que devem ser seguidos para que os resultados esperados sejam alcançados.
2. Prepare-se para o investimento
De acordo com o Sebrae, o investimento inicial para garantir a abertura e o funcionamento de uma loja de produtos naturais fica em torno de R$ 50 mil. Aqui é importante ressaltar que estamos falando em estimativas. Tudo vai depender do tamanho da loja que você pretende montar.
Esse valor inclui desde reformas para adaptação do ponto comercial até a compra de todo o estoque inicial – por menor que seja, é importante ter produtos para reposição.
Como você ainda não conhece o tipo de público e as preferências de consumo, invista em um mix bem variado de produtos para entender quais são os mais procurados. Por isso, nada de comprar grandes quantidades. Faça compras pequenas, fracionadas para não ficar com produtos parados no estoque.
A melhor alternativa para essa situação é abastecer a sua loja pela distribuidora Único Pedido da tiffins. De forma prática e segura é possível comprar de uma só vez um mix de produtos de qualidade de diversas marcas e em pequenas quantidades, com um único pagamento e uma única entrega.
Aqui na tififns, nos recomendamos que os pedidos sejam feitos com pelo menos 30 dias de antecedência da data de abertura da loja para evitar qualquer transtorno em relação ao tempo de entrega.
3. Defina o ponto comercial
Escolha um local de alta circulação de pessoas, com uma boa estrutura e que ofereça segurança. Pontos próximos a bancos, lotéricas, supermercados, shopping e academia são uma boa alternativa.
Lembre-se que o ponto comercial é O RESPONSÁVEL pelo fluxo de clientes.
Depois, é hora de pensar na estrutura de vendas e atendimento da loja. O espaço médio para montar uma loja de produtos naturais é de 30 m², considerando a área do salão e o estoque. Se possível, é interessante ter também uma área para que os funcionários possam trocar de roupa.
No momento de escolher o local é importante prestar atenção sobre a posição do sol ao longo do dia. Deve-se evitar a exposição aos raios solares da manhã e da tarde para não estragrar as mercadorias. Caso contrário, é preciso instalar um toldo para proteger os produtos da vitrine.
Outra dica: coloque a sua loja no Google Meu Negócio. Dessa forma, ela aparecerá nas pesquisas de “lojas de produtos naturais”, mostrando a sua localização e as avaliações de outros clientes. Pesquisas mostram que 6 em cada 10 pessoas descobrem novas empresas por essa ferramenta.
4. Adquira os equipamentos
Após a definição do ponto comercial, o próximo passo é comprar os equipamentos para a loja. Alguns itens são obrigatórios e não podem faltar em hipótese alguma para não atrapalhar o seu trabalho.
- Ar-condicionado (opcional)
- Balança para pesagem
- Computador com sistema
- Etiquetadora
- Geladeira e freezer para produtos resfriados e congelados
- Impressoa fiscal
- Leitor de código de barras
- Prateleiras
- Potes para produtos a granel
- Som ambiente
- TV com vídeos e imagens
5. Treine os profissionais
Esse é um dos ponto-chave do sucesso do seu negócio!
É fundamental contar com profissionais que entendam e conheçam os produtos que serão vendidos.
E isso tem um motivo. No dia a dia, eles terão que lidar tanto com clientes que já conhecem os produtos e os seus benefícios quanto aqueles que estão entrando pela primeira vez em uma loja de produtos naturais em busca de uma vida mais saudável.
Por isso, os vendedores devem estar capacitados e treinados para atender bem os consumidores, garantindo que eles se sintam confiantes ao comprar determinado produto.
6. Pense na disposição/organização dos produtos
No interior da loja, mantenha o espaço com boa ventilação e iluminação.
Se tiver ar-condicionado, mantenha o ambiente climatizado, em torno de 22°, e deixe um som ambiente bem tranquilo. Cliente calmo e à vontade permanece por mais tempo na loja.
O mobiliário deve ser disposto de modo a favorecer a circulação dos clientes e a disposição dos produtos, sempre evitando que fiquem muito elevados ou muito baixos. Deixe os produtos a granel em um local específico, como uma prateleira ou ilha no centro da loja. Nunca deixe a balança no caixa. Ela deve ficar próximo aos produtos para facilitar a pesagem.
Importante: Conserve a loja sempre limpa, sem farelos, e mantenha os produtos longe do sol e sob temperatura amena.
Tenha um mural para destacar as promoções. O cliente gosta da palavra PROMOÇÃO. Se tiver uma vitrine, use esse espaço também para divulgar os produtos.
7. Tenha um plano de divulgação
Crie perfis no Instagram e Facebook e faça postagens constantes. Hoje em dia não dá para ficar fora das redes sociais!
O importante é fazer ações que gere movimento para a loja.
Divulgue promoções e lançamentos para atrair os clientes. Crie um programa de bonificação, como um cartão fidelidade, e dê descontos para compras acima de determinado valor.
Você também pode fazer parcerias com nutricionistas ou personais para que eles indiquem a sua loja. Também vale visitar lojas vizinhas e oferecer descontos exclusivos para os colaboradores.
8. Tenha fornecedores parceiros
Busque sempre fornecedores que possam prestar suporte para você e que sejam parceiros do seu negócio.
Pesquise o histórico e as referências do mercado. Na tiffins, por exemplo, na página de cada fornecedor, você encontra avaliações verdadeiras de clientes que compram pela plataforma e comentam sobre a qualidade dos produtos e o serviço prestado pelas empresas.
Descubra como escolher um fornecedor ou distribuidor de produtos naturais e fique mais seguro em fechar parcerias e negociar melhores preços.
9. Dica extra: Siga a legislação para lojas de produtos naturais
Não se esqueça que existem leis que regulamentam o funcionamento de lojas que comercializam alimentos. São normas que tratam dos requisitos gerais de boas práticas de higiene e serviço.
Por isso, é preciso que a loja esteja com toda a documentação em dia, incluindo o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura, inspeção e certificação da Vigilância Sanitária, além de todos os registros comerciais necessários.
Depois de investir suas economias nesse projeto você não vai querer ter dor de cabeça e perder dinheiro por isso, vai? Faça certo desde o começo!
Onde comprar produtos naturais
Quando você está iniciando o seu negócio, o que você mais precisa é de praticidade e segurança para fazer as suas compras, não é mesmo? Afinal, você tem coisas mais importantes para se preocupar, como os seus clientes e as vendas.
Para ganhar mais tempo e ter mais opções de produtos e condições de pagamentos é importante inovar, comprando tudo de forma on-line. Com a tiffins, distribuidora digital que está revolucionado o mercado, você pode abastecer o estoque do seu comércio de forma prática, rápida e segura, seja pelo app ou pelo computador.
Acesse a plataforma e conheça o catálogo completo de produtos para a sua loja de produtos naturais.
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