Semana do Brasil: como preparar meu negócio?
Está sempre procurando maneiras de potencializar as vendas do seu comércio? Isso é importante para qualquer tipo de negócio!
E uma das ações que não podem ser esquecidas é aproveitar as datas sazonais, como a Semana do Brasil, que acontece sempre em setembro para estimular a venda no comércio brasileiro.
Nunca ouviu falar sobre a Semana do Brasil e tem dúvida se vale a pena investir nessa data para vender mais?
Entenda nesse artigo o que é e por que você deve, sim, se programar para essa recente data comemorativa do calendário varejista brasileiro.
Semana do Brasil
Para mostrar a real dimensão dessa data, a Semana do Brasil é considerada a Black Friday Brasileira.
O objetivo da Semana do Brasil é aquecer o mercado, gerando vendas em uma época do ano em que o consumo é menor em relação a outros meses do ano.
A cada edição, seu sucesso vem se traduzindo em números, tanto na participação de lojas, quanto na popularidade junto aos consumidores.
A primeira edição da Semana do Brasil aconteceu em 2019 e teve descontos que alcançaram até 80% em diversas categorias e registrou um aumento de aproximadamente 41% em relação às vendas em outros anos nessa mesma época.
Em 2020, o aumento foi de 23% em relação ao ano anterior, chegando a um faturamento de R$ 2,3 bilhões em vendas on-line. Já em 2021, o faturamento aumentou 6,4% comparado a 2020.
Quando vai ser a Semana do Brasil em 2022?
A Semana do Brasil em 2022 vai acontecer entre os dias 4 a 10 de setembro, período em que celebra a Independência do Brasil, em 7 de setembro.
Para participar, basta planejar os descontos e as estratégias que usará para divulgar essas promoções. Em 2023, a Semana do Brasil também deve acontecer durante a semana de 7 de setembro, entre os dias 3 e 9.
O que esperar de 2022?
Participar da Semana do Brasil requer um bom planejamento!
Independentemente do tamanho do seu negócio, o fundamental é pensar em ações que realmente irão atrair seus consumidores.
Pense em quais são os tipos de promoções e descontos que seu cliente procura, e em quais produtos dar um destaque especial. É muito importante saber identificar os tipos de clientes que frequentam sua loja, e oferecer um atendimento personalizado para eles.
Você pode apostar em promoções já nos primeiros dias ou concentrar as melhores ofertas para o final da promoção.
Uma coisa é certa. Aproveite as datas comemorativas e venda mais!
Ao participar dessa semana promocional e oferecer produtos com descontos, você atrairá mais clientes para a sua loja.
Ou seja, o seu comércio não pode ficar de fora dessa!
Como aproveitar a Semana do Brasil
Para você tirar proveito da Semana do Brasil e aumentar as suas vendas, selecionamos algumas dicas do que colocar em ação para essa data. Confira!
Planeje uma estratégia de precificação
Antes de implementar qualquer ação é preciso analisar onde você pode reduzir custos para não ter prejuízo.
Planeje com antecedência seus descontos, considere sua margem de lucro, confira quais são os produtos que estão parados no estoque há muito tempo – e que podem ser incluídos nas promoções.
Veja se é possível adquirir os produtos por um custo menor, negociando com os fornecedores. Na tiffins, por exemplo, você pode se antecipar ao calendário varejista e comprar os produtos para o seu comércio com descontos e condições diferenciadas.
Outra dica legal que você pode por em prática é definir se o desconto será válido durante toda a Semana do Brasil ou se em cada dia haverá promoções diferentes.
Tudo isso pode te ajudar a traçar planos mais assertivos de promoções e obter sucesso nas vendas.
Tenha uma comunicação eficiente
Primeiro passo: comunique toda a equipe sobre as ações que serão realizadas. É extremamente importante que todos estejam cientes da campanha.
As redes sociais são poderosas ferramentas de relacionamento e ideais para apresentar a sua campanha e mostrar as vantagens dela. Explore ao máximo todos os canais de comunicação.
Separe os produtos
Planeje como será a semana de ofertas e quais produtos farão parte dela. Dessa forma, você consegue gerenciar o estoque com mais precisão, além de focar no que precisa investir para realizar as promoções.
Também é possível trabalhar em uma divulgação mais específica, pensando em cada categoria de produto, e criar uma estratégia de venda que realmente converse com seu público. Se a sua loja é especializada em produtos naturais ou a granel, por exemplo, crie descontos diferenciados para esses produtos.
Trabalhe o senso de urgência
Promoções como a da Semana do Brasil vendem muito por conta do senso de urgência e do impulso dos consumidores, que não querem perder a oportunidade de comprar determinado item com desconto.
Informe que a promoção é por tempo limitado e enquanto durar o estoque. Também vale colocar contagem regressiva para os descontos ou avisar quando estiver nas últimas unidades do produto.
A tiffins pode ajudar sua loja!
Para vender mais durante a Semana do Brasil você não pode esquecer de reforçar o estoque, como já mencionamos acima.
Na tiffins, distribuidora digital que está revolucionando o mercado, você pode abastecer o estoque do seu comércio de forma prática, rápida e segura, seja pelo app ou pelo computador. A plataforma possui um catálogo de mais 30 mil produtos de marcas conceituadas no mercado.
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